Vacina contra a gripe já chegou às clínicas privadas; campanha nacional começa no dia 10 » Panorama Farmacêutico

04/01/2019 Por ourbox

Clínicas da rede privada de Porto Alegre já começaram a oferecer as doses da vacina quadrivalente contra a gripe, que imuniza contra quatro tipos de vírus Influenza (incluindo o H1N1). Levantamento que ZH realizou no sábado constatou que, de 10 estabelecimentos privados da capital gaúcha, nove disponibilizam a quadrivalente, com valores que variam de R$ 80 a R$ 130.

 

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe começará mais cedo nos três Estados da Região Sul. A vacinação começa em 10 de abril, cinco dias antes do restante do país. Dessa data até o dia 18, a campanha será direcionada a gestantes e a crianças na faixa etária dos seis meses aos seis anos de idade. A partir do dia 22, os demais grupos – como as pessoas acima dos 60 anos, doentes crônicos e professores – poderão procurar a dose nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São mais de 3,7 milhões de pessoas elegíveis para a vacina, e a meta é alcançar 90% delas.

 

VACINADOS EM 2018 DEVEM REPETIR A DOSE

O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibilizará apenas a vacina que protege contra três tipos de vírus Influenza, e somente para o público-alvo. Já a rede particular terá disponível a vacina contra quatro tipos de gripe, liberada para todas as pessoas interessadas.

 

” “

Neste ano, compõem a dose da trivalente – que também já é oferecida em algumas clínicas da rede privada e que será disponibilizada pelo SUS para o público-alvo – um vírus similar ao Influenza A (H1N1), um similar ao Influenza A (H3N2) e outro similar à influenza B (linhagem B/Victoria).

 

A vacina contra a gripe protege contra três tipos de vírus Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. Em relação à vacina do ano passado, foi atualizada com subtipos diferentes nas cepas H3N2 e B, por isso a importância de repetir a dose nesta temporada.

 

A vacina é produzida com vírus mortos, sem risco de causar infecção. A recomendação é de que seja administrada no período da campanha. Como leva em torno de 15 dias até que se gere a proteção ao organismo, com a vacinação nesse período a pessoa já chegaria mais segura ao inverno, época do ano na qual a circulação da doença aumenta.

Fonte: Zero Hora

” “

Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2019/04/01/vacina-contra-a-gripe-ja-chegou-as-clinicas-privadas-campanha-nacional-comeca-no-dia-10