Uma ideia simples e eficiente para ser implementada pelo varejo farmacêutico nacional. Com a proposta de ajudar os consumidores que tiverem viagens internacionais programadas, a rede norte-americana Bartell Drugs passou a oferecer aconselhamento clínico personalizado nas suas 57 salas de assistência farmacêutica denominadas CareClinic.

Por meio desse serviço, os farmacêuticos podem prescrever e administrar vacinas obrigatórias e essenciais ao viajante, como as de febre amarela e febre tifoide. Durante as consultas, os pacientes ainda recebem recomendações sobre vacinas e medicamentos mais adequadas ao histórico do cliente e ao destino da viagem.

Todas as decisões tomadas pelos farmacêuticos são baseadas nas últimas diretrizes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. “O farmacêutico é o profissional mais indicado para auxiliar o consumidor no planejamento e controle de sua saúde, já que muitas das doenças potencialmente encontradas em outros países podem ser evitadas. E o ressurgimento de casos de sarampo e febre tifoide torna a imunização ainda mais prioritária”, acredita Billy Chow, vice-presidente da Bartell.

A iniciativa da Bartell inclui também vacinas para combate a cólera, hepatite A, meningite meningocócica, raiva e tétano. Todo o planejamento médico de viagens internacionais deve ser tratado da mesma forma, independentemente do destino. Os viajantes também devem ter em mente que alguns países exigem prova de vacinação antes de entrar no país.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

” “

Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2019/04/18/rede-dos-eua-passa-a-orientar-viajantes-sobre-vacinas