Campo Grande (MS) – Com objetivo de aprimorar ações visando o cuidado farmacêutico na Atenção à Saúde e avançar na implementação dos Serviços Clínicos Farmacêuticos, aconteceu em Campo Grande o 3° Meeting de Farmácia Clínica, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica (CAF).

O evento, realizado pela terceira vez na Capital, aconteceu na quinta, sexta-feira e sábado dessa última semana e já se tornou tradição, como afirmou a superintendente Geral de Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde, a médica Mariana Croda.

“Já é uma tradição da Secretaria de Saúde a realização desse evento. É um momento de reflexão do cuidado farmacêutico, abrangendo profissionais do Estado inteiro. E o público alvo é justamente quem esta na ponta fazendo o atendimento, o cuidado farmacêutico, seja na atenção primaria à saúde, seja nos hospitais, seja nos serviços de saúde públicos ou privados do Estado.  Queremos que eles conheçam e se aproximem das políticas nacionais, estaduais e municipais  de saúde, relacionadas à Assistência Farmacêutica e que haja um ambiente de debate e uma construção coletiva do que nós vamos levar de política pública dentro da Assistência Farmacêutica ao longo dos anos”, explicou a superintendente Mariana.

A superintendente explica ainda que  “como não é possível agregar todos os profissionais, o mais importante é que essas pessoas saiam daqui (Meeting) e multipliquem a informação onde forem”. Para ela a assistência à saúde precisa entender o farmacêutico como parte integral da assistência integral do paciente.

O secretário de Saúde de Campo grande, José Mauro Filho, engrossou o discurso e disse ser necessária a inclusão do profissional nas políticas públicas. “A importância do evento é a inclusão do profissional, do farmacêutico clinico nas politicas públicas  de assistência à saúde da população”.

Em parceria com o Conselho Federal de Farmácia, Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul, FiocruzMS (Fundação Oswaldo Cruz de Mato Grosso do Sul), entre outras instituições, o encontro é destinado aos profissionais farmacêuticos da rede pública e privada, além de acadêmicos de Farmácia.

Também presente no encontro, a coordenadora do evento e farmacêutica da SES, Márcia Saldanha, pontuou ainda a parceria de inúmeras instituições que participaram de alguma forma do encontro.

“Agradecemos imensamente a Secretaria Estadual de Saúde por viabilizar a realização do 3° Meeting Nacional de Farmácia Clinica, assim como as inúmeras instituição parceiras que nos apoiaram. Entendo que esse evento é um sucesso porque é uma importante oportunidade para os profissionais debaterem os assuntos mais relevantes na atualidade, na área da Farmácia Clínica. Esse ano, estão sendo tratados temas relacionados ao Cuidado Farmacêutico, com foco nos pacientes usuários de medicamentos do Componente Especializado, assim como Farmácia Hospitalar e PICS (Práticas Integrativas Complementares)”, disse a coordenadora.

Em dois dias de evento mais de 600 pessoas estiveram no local. Já realizado em dois anos anteriores, o encontro abordou dessa vez os temas relacionados com medicamentos/patologias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

Outros dois eventos foram realizados durante o Meeting: o I Simpósio Estadual de Farmácia Hospitalar e I Simpósio Estadual de PICS (Práticas Integrativas e Complementares). Conforme a programação foram realizadas 20 palestras, cinco mesas redondas, um minicurso e uma reunião geral com os coordenadores municipais da assistência farmacêutica, além de exposição de trabalhos científicos.

Entre as palestras estiveram os seguintes temas: Perspectiva do Tratamento da Psoríase no SUS (palestrante: Drª Adriane Lopes Medeiros-SES/SP), Cuidado Farmacêutico na Asma Grave  (palestrante: Drª Eliane Campesatto-UFAL),  Apresentação da Proposta de Protocolo Estadual de Métodos de Contracepção de MS  (palestrantes: Drª Maria Eugênia Tavares – Dra. Hilda Guimarães de Freitas), Implantação do Serviços Clínicos na Farmácia do Componente Especializado – Experiência nos Estados de MG, PE, SP e no DF (palestrante: Dr Divaldo Lyra Júnior- UFS) etc.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2019/06/04/iniciativa-da-ses-3meeting-de-farmacia-clinica-discutiu-politicas-publicas-e-participacao-de-farmaceuticos