Ação nacional ocorrerá de 27 a 31 de maio. Farmácias de todo o país mobilizam-se pela terceira vez em torno das Campanhas de Saúde 2019, encabeçada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Entre os dias 27 e 31 de maio, será promovido um mutirão para orientar e alertar sobre os malefícios do tabagismo.

 

Quem visitar as farmácias e drogarias no período será convidado a responder questionários que detectarão a relação de dependência com a nicotina. Com base nos resultados, os clientes receberão aconselhamentos do farmacêutico e, se necessário, indicações para encaminhamento a um especialista.

 

No Brasil, 428 pessoas morrem por dia por causa da dependência da nicotina e 20% dos fumantes iniciaram no vício antes dos 15 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas o país é considerado um exemplo global de combate ao mau hábito. Em 25 anos, a porcentagem de fumantes diários caiu de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres. Os índices são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

“Com mais de 21 milhões de fumantes no Brasil, o tabagismo é responsável por cerca de 90% dos casos de câncer de pulmão, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Isso reforça a relevância das farmácias como aliadas da saúde e do bem-estar da população”, comenta Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.

 

As campanhas de saúde integram o programa de Assistência Farmacêutica Avançada, que está transformando as farmácias brasileiras. Os serviços clínicos nas drogarias são legitimados pela Lei Federal n° 13.021/2014 e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Hoje, mais de 2.707 lojas de grandes redes oferecem esse atendimento personalizado em cerca de 350 municípios brasileiros, com custos acessíveis e mediante o agendamento de consultas.

 

As ações estendem-se até dezembro e contemplarão ainda temas como asma, autocuidado, colesterol, hipertensão, revisão da medicação e diabetes. A novidade deste ano é a campanha de prevenção ao câncer de pele. Acesse aqui para visualizar o calendário completo.

 

Abrafarma — Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 25 maiores redes de farmácias do país, que contam com mais de 7,4 mil lojas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As redes associadas representam cerca 42% das vendas de medicamentos no país, tendo realizado mais de 900 milhões de atendimentos em 2018, com vendas totais de R$ 47,17 bilhões. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades. | www.abrafarma.com.br

Fonte: Portal Fator Brasil

Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2019/05/23/farmacias-mobilizam-se-em-campanha-contra-o-tabagismo