O faturamento das lojas das redes administradas pela Farmarcas em 2018 superou as projeções e atingiu o impressionante valor de R$ 2,2 bilhões. Para atingir essa meta, o valor apresentou o expressivo crescimento de 44,86% em comparação ao ano anterior.

Nesse mesmo período o mercado farmacêutico brasileiro cresceu 12,00%, faturando R$ 120,3 bilhões. Com isso a Farmarcas ganhou grande representatividade no mercado, passando a responder por 1,82% do faturamento nacional das farmácias, enquanto em 2017 sua participação era 1,52%.

Os números foram muito acima do mercado e ocorreram por diversos fatores, dentre os quais a preocupação constante com a gestão das lojas, dando suporte em áreas cruciais como financeiro, administração e marketing, que possibilita que as lojas das redes tenham diferenciais competitivos nas regiões em que atuam.

“A Farmarcas vem mostrando ao mercado que mesmo diante tantas adversidades, administrar uma empresa de forma profissional é possível, desde que se tenha direcionamentos, estratégias e ferramentas adequados. Por isso foi montada uma estrutura que acompanha os associados no dia a dia e que possibilita diferenciais para um crescimento acima do mercado”, explica Edison Tamascia, presidente da Farmarcas.

Dentro dessa estrutura existem diferenciais como uma área de Sucesso do Associado que, como o nome já diz, busca o desenvolvimento constante das farmácias pertencentes ao grupo. Outro destaque são os anjos, profissionais que ajudam as lojas com contato direto para tirar dúvidas, auxiliar em assuntos do dia a dia, auxiliar na análise mensal do resultado, dentre outras ações.

Força nacional

Além da estrutura de suporte, outro fator que fez com que o crescimento se acelerasse foi a abertura de novas lojas, as redes administradas pela Farmarcas fecharam o ano com 857 lojas ativas, foram 215 abertas no ano, nas mais variadas regiões do país, já estando em 21 estados, além do Distrito Federal.

“Por mais que os números de aberturas de lojas sejam expressivos, antes de um novo associado entrar para uma de nossas redes existe toda uma preocupação em ver se realmente é compatível com nosso modelo de negócios. No caso de lojas já existentes são analisados também o ponto comercial atual e a estrutura. E é fundamental que essas se adequem à nossa estrutura e layoutização, para que obtenha os resultados esperados”, detalha Paulo Costa, diretor geral.

Campanha foi destaque

Para que as redes se destaquem, um ponto que é visto como essencial é um marketing estratégico, que foca nos resultados. Em 2018 um dos destaques foi a Promoção Farmarcas 2018 – Realizando sonhos! que sorteou uma casa no valor de R$ 300mil e nove veículos populares no valor de R$ 35mil. Durante o período de setembro à novembro foi movimentado o valor R$254.185.399,61, ocorrendo 6.685.183 transações relacionadas a Campanha

De acordo com Ângelo Vieira, diretor de marketing da Farmarcas, a promoção chamou a atenção do mercado para as redes que fazem parte do grupo. “Conseguimos atingir todas as expectativas em relação à promoção.  Fizemos uma ação grandiosa. E observamos que ninguém do varejo farmacêutico fez tamanho investimento em promoções durante o momento atual, mostrando como nosso modelo mantém o crescimento e fortalece as estratégias”, analisou o diretor. Para 2019, o objetivo de chegar a 1.000 lojas está muito próximo, com muitas lojas em processo de montagem e outras com contratos já assinados e que iniciarão sua adaptação nas próximas semanas. Contudo os objetivos são maiores, até o fim do ano a previsão de faturamento é de R$3 bilhões, fechando o ano com 1100 lojas, buscando se tornar o 4º maior grupo farmacêutico do país.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2019/02/22/crescimento-da-farmarcas-em-2018-foi-de-45