Região de Campinas liga alerta para risco de sarampo » Panorama Farmacêutico

Com os índices de vacinação contra o sarampo abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, de 95% de cobertura, municípios da região de Campinas (SP) ligam o alerta para o risco da doença, que está em circulação na capital. Dados do Centro de Vigilância Epidemiológica mostram que o estado de São Paulo registrou 66 casos neste ano.

  • Americana: 59,67% (média)
  • Sumaré: 81%
  • Limeira: 80%
  • Campinas: 94,76% (1ª dose); 84,75% (2ª dose)

Apesar de não haver registro da circulação do vírus ou casos suspeitos na região, especialistas destacam a importância de se atentar para a vacinação.

Pessoas entre 1 e 29 anos precisam ter registrado na carteira de vacinação duas doses. Acima dessa idade, pelo menos uma. A imunização é oferecida em toda a rede pública para pessoas até 49 anos. Acima dessa idade, é necessário buscar a dose na rede privada.

“O vírus do sarampo vem circulando em diversos estados do país, e atualmente a gente vê uma circulação intensa na região Sudeste, mas especificamente na cidade de São Paulo. Isso é motivo de preocupação, e faz com que a gente tenha que ficar alerta, tanto no sentido de detectar precocemente os casos que forem suspeitos, mas sobretudo de proteger a população, no sentido de evitar que se infectem ao viajar para áreas de transmissão, ou na eventualidade de haver um caso importado, que a população local esteja devidamente imunizada para que a gente não tenha surtos”, explica o infectologista da prefeitura de Campinas, Rodrigo Angerami.

Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2019/06/21/com-indice-de-vacinacao-abaixo-da-meta-regiao-de-campinas-liga-alerta-para-risco-de-sarampo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *